Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

À descoberta da Vila Romana

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 À descoberta da Vila Romana em Ter 09 Jun 2009, 06:10

O acaso pôs a descoberto ruinas de uma vila romana, que terá sido fundada nos principios do sec. I, mais tarde remodelada no sec. IV.
As actividades agricolas que quotidianamente decorrem na zona trouxeram do passado vestigios de antigas construções.
Esta vila romana em ruinas, possui uma particularidade, ao contrário do que é habitual, duas alas simetricas, pavimentadas com mosaicos policromáticos, em volta um atrio central que termina numa construção abside (em forma de meia lua). Um dos acessos a uma das alas é constituido por dois degraus, com placas de mármore (parcialmente danificadas).
Foram já identificadas várias componentes, habitação senhorial, um celeiro e um lagar. Notam-se perfeitamente os mosaicos policromáticos apesar de ainda não se ter conseguido encontrar o sistema de abastecimento da àgua (condutas) uma vez que segundo os tecnicos, "uma vila deste tamanho tinha forçosamente de ter agua" indicando-se para já a hipotese de ter existido uma nascente, que entretanto poderá estar seca.
Esta vila encontra-se orientada em relação ao sol da maneira mais vulgar para as construções da época (voltada para o dia).

Vidé mais informação :
http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/3790.pdf

Algumas fotos (infelizmente de pessima qualidade):




Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum