Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Freguesia de Oledo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Freguesia de Oledo em Sex 06 Jun 2008, 13:19

Tiago

avatar
Admin
OLEDO






OLEDO é uma freguesia do concelho de IDANHA-A-NOVA e pertencente ao distrito de CASTELO BRANCO.

Tem 27,57 km2 de área e 481 habitantes (censos 2001)



A origem do topónimo Oledo é explicada a partir do étimo latino “oletum”, com a significação de olival ou olivedo. Nas suas “Nótulas Monográficas de uma Povoação Rural do Concelho de Idanha-a-Nova”.




O povoamento do actual território da freguesia deve ter sido efectuado a partir de uma “villa” rústica romana, onde teve início o desbravamento da floresta e do matagal que cobria esta região. Séculos depois, ter-se-ão aqui fixado os árabes que deixaram alguns testemunhos, principalmente utensílios ligados à lavoura: o arado de pau, a cegonha ou picota e a nora com que tiravam dos poços a água destinada ao regadio.
A fonte documental mais antiga que se conhece, onde aparece o topónimo Oledo, é dos inícios do século XIV: é o “Catálogo das Igrejas do Reino”, do tempo de D. Dinis. Oledo ainda não era freguesia, mas um simples lugar de Idanha-a-Nova, pertencente à Ordem de Cristo.

[/size]




“Villa” Romana de Barros

Designação
"Villa" Romana de Barros

Localização

Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oledo

Acesso
Cabeço dos Mouros / Barros

Descrição
No local é perceptível uma estrutura urbana com casas, eventualmente arruamentos. O que é visível das edificações sãos os seus alicerces de paredes exteriores e algumas paredes interiores que fariam a compartimentação interior. Em alguns locais ainda existe a pedra de soleira das portas, sendo visíveis bocados de barro trabalhado, nomeadamente, parte de telhas romanas. Também existem pedras de granito trabalhadas com orifícios desconhecendo-se no entanto qual o seu uso.


Observações
A Câmara Municipal informou que já chegou a acordo com o IPPAR no sentido de executar o aterro da área, pois é a melhor forma de preservar o local.




PATRIMÓNIO

É neste sector, onde as aldeias se apoiam para que possam ter uma certa atracção turística.
E como tal, a freguesia de Oledo não foge à regra, porque também possuiu locais e infra-estruturas que podem proporcionar lazer e bem-estar.
É aqui que vamos tentar mostrar o que pode beneficiar a aldeia porque as pessoas deveriam olhar para o meio rural como um lugar de repouso e tranquilo, não como uma zona débil e remota.

CAPELA DO ESPÍRITO SANTO


CASA DO POVO


CENTRO DE DIA


DEPÓSITO DE ÁGUA


RUA ANTIGA


CENTRO CÍVICO


ESCOLA PRIMÁRIA (1ºCICLO)



CASAS BRASONADAS
EM CONSTRUÇÃO... Cool

Ver perfil do usuário http://bttoledo.forumotion.com

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum